Páginas

terça-feira, 13 de julho de 2010

Dia Mundial do Rock!


Dia 13 de julho, Dia Mundial do Rock!
Esse estilo de música que se confunde com moda, hábitos, vocabulários e comportamentos. O rock independente da época, nunca sai de moda.
Há quem tente distorcê-lo com essas coisas coloridas como restart, cine, entre outras pseudo-bandas do Brasil, que por botarem uma guitarra nas mãos acham que fazem música, enfim. O que importa é que, mesmo que pareça tudo perdido diante destes inconsequentes, sempre há muita coisa boa para salvar nossos ouvidos.

E há rock em tudo, em todo mundo, para todo mundo.

Atualmente, as bandas de rock fogem da definição EMO. Não só essa, mas se possível de todas. Alegam sempre que são muito peculiares, diferenciadas umas das outras para se integrarem num grupo só. A verdade é que hoje são tantos subtipos de rock, mistura de instrumentos e as inovações que a tecnologia traz para o meio da música como a incorporação de teclado elétrico, DJ, arranjos eletrônicos e etc), que fica realmente difícil definí-los.

Realmente acho que um gênero para cada banda não seja muito importante, desde que a banda faça um rock bom. Gosto muito de uma frase que o Jared Leto (vocalista da banda 30 Seconds to Mars) disse em entrevista quando perguntaram como ele definiria seu som, acho que sua resposta cala qualquer tipo de pergunta à esse respeito.

Jared Leto: "Eu não usaria nenhuma dessas categorias, com certeza. Elas são criadas por pessoas confusas que não sabem nada de nós. Nós fazemos música. E eu sempre amo o que Andy Warhol disse: "Rótulos são para latas, não para pessoas."

Grandes nomes do rock são inesquecíveis até hoje como: Elvis Presley, Beatles, Kurt Cobain do Nirvana, Fredy Mercury do Queen, Renato Russo do Legião Urbana, Cazuza, entre muuuitos outros.

Porém, não é só de passado que se vive. É necessário que sempre se relembre estes grandes caras porque que sem eles, talvez não tivéssimos ainda hoje o rock. Mas, atualmente temos bandas excelentes já com bastante tempo de carreira, e bandas novíssimas, que dão continuidade ao estilo com muito talento.

Grandes bandas de rock da atualidade:
(ps: a ordem não quer dizer qualificação!)

- U2
- Kiss
- Metallica
- The Police
- The Rolling Stones
- AC/DC
- Aerosmith
- Pearl Jam
- Guns 'N Roses
- Red Hot Chili Peppers
- Bon Jovi
- Audioslave
- Black Sabbath
- Iron Maiden
- Foo Figthers
- Slipknot
- Tarja Turune (ex vocalista do Nightwish)
- Angra
- System of a Down
- Coldplay
- Green Day
- Linkin Park
- Entre muuuuitos outros.

Bandas que para mim você não pode deixar de ouvir:

- 30 Seconds to Mars
- The Killers
- Placebo
- Creed
- Avenged Sevenfold
- Fall Out Boy
- The Strokes
- Emery
- Three Days Grace
- Detonautas
- Evanescense
- Paramore
- Panic at the Disco
- Kings of Leon
- Nickelback
- Daughtry
- Mcfly
- Luxúria
- Escape the Fate
- Asking Alexandria
- Franz Ferdinand
- My Chemical Romance
- Af, vai acabar os posts mas não as bandas qq.

Moda e o rock:

Já foi muito criticado, rejeitado, hoje é fashion mas ainda visto com um pouco de receio. Quem nunca ficou olhando para aquele rockeiro que tem um moicano vermelho e saiu todo de preto em pleno verão 40° ? E aquele cabelo mega preto e liso até a cintura da menina com lápis de olho feito panda?
Na moda do rock também existe os subtipos, e esses sim geralmente não gostam de ser confundidos!

- Punk: Marcado principalmente pelos moicanos chamativos, muitas tatuagens (bem altos, bem coloridos), grandes alargadores, nas roupas alfinetes, patches, lenços no pescoço ou à mostra no bolso traseiro da calça, calças jeans rasgadas, calças pretas justas, bondage pants (calças xadrez com vários zípers nas pernas), bottons de bandas punk e de protesto, jaquetas de couro com rebites e mensagens inscritas nas costas, coturnos, tênis converse, correntes, etc. Podem misturar cores vibrantes como as flourescentes (verde, amarelo, rosa), vermelho com o preto.
Grande representante: The Ramones, Sex Pistols




- Gótico: Geralmente usam somente o preto. Cabelos longos e pretos, podendo ter mechas coloridas. Usam botas pesadas independente da época, presença marcante do lápis de olho bem escuro, sombras pretas, batons escuros, piercings, tatuagens.
Grande representante: Evanescence, Tarja Turunen, Epica




- Grunge: Aparentam um visual mais desleixado. Jeans com aspecto desbotado e sujo, tênis surrado, camisas xadrez, usam cinza, preto e branco na maioria das combinações. Ao mesmo tempo em que o Grunge pode ser muito solto e informal, este estilo é amado pelos estilistas, que através dessas características montam looks chiques, rebeldes e diferenciados.
Grande representante: Nirvana, Audioslave




- Indie: Mais suave diante dos outros estilos, tem sido tendência nos últimos tempos. Uso do xadrez, estampas geométricas. Aqueles que fazem a linha mais retrô têm sempre no guarda-roupa ternos das mais variadas estampas e estilos. De cores fortes a listras e xadrez, quanto mais antigo melhor. Os jeans de cintura baixa e bem justos e as camisetas surradas também são característicos entre esse público. Vale abusar das cores fortes e estampas chamativas, que vão desde frases em inglês a imagens de sua banda favorita. Gostam de misturar acessórios, de preferência antigos. Por isso, indies fazem a festa em brechós.
Grande representante: Oasis, The Strokes, The Killers, The Kooks, Franz Ferdinand, Arctic Monkeys




Deus e o Rock:

Não teria como não falar sobre os preconceitos que o rock sofreu por conta de seu comportamento e forma de expressão. No começo, o rock era visto unicamente como algo satânico, adorando ao Diabo através das músicas agrassivas falando sobre morte, gritos estridentes e clipes em geral com temas de terror que englobam sangue, criaturas esquisitas e noites sombrias. Isso hoje é ultrapassado, porém não extinto. Existem bandas de rock satânicas sim, mas não são todas, inclusive são minorias. Bandas como Creed, Three Days Grace e Emery são cristãs e boas bandas de rock, com um som pesado. Mas suas letras falam em geral de amor e Deus.
O rock veio como um grito de liberdade para a expressão. Uma forma de enlouquecer com o corpo e gritar isso em forma de música.

Sexo, Drogas e Rock n roll : É uma boa expressão, porém não se deve mais levar tanto assim ao pé da letra. Nem todos os rockeiros são bêbados, fumantes, drogados, aidéticos (como pensam os ignorantes ¬¬), vagabundos, vândalos ou só querem saber de festas e orgias todo o tempo.
É preciso ter consciência que em todos os estilos de gêneros musicais vão aparecer coisas boas e ruins. Cabe à nós escolher a melhor parte para aproveitarmos.

Muito ROCK pra vocês !

ps: gostaram do novo visual do blog? comentem! :*

8 comentários:

  1. Achei demais!
    Só esqueceu de mencionar os Paralamas do Sucesso! Que foram os maiores representantes do rock brasileiro nos anos 80, 90 eu acho...
    E estão aí até hoje.
    =)

    ResponderExcluir
  2. Ah, é muita gente! Se fosse pra falar de todo mundo, o blog ia ser só sobre isso *o* eu nem falei do estilo emo, tadinhos :/ IUHASIUHSAUISA

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, está a cada dia melhor. Esse foi um dos melhores posts até agora! (adorei o novo visual também)

    Viva o dia mundial do Rock \o/

    ResponderExcluir
  4. Comentei isso porque sou super mega fã dos Paralamas... uahauahauh
    Os emos têm a ver com rock?
    Na verdade até hoje não desvendei uma classificação pro que seja 'emo'.
    Você podia fazer um post assim tbm!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. ai, ammmo muito rock, especialmente o internacional né <3
    Gosto de todos os que você falou, até mesmo o gothic,porém Nirvana eu acho um lixo 'o'
    E tipo, o estilo gótico não é exatamente usar lápis preto e mechas coloridas. Tem gótico que nem usa maquiagem pesada :) e eles costumam usar mais corpetes também.
    Muito bom seu blog *-*
    :*

    ResponderExcluir
  6. puta post foda.

    namoral... mandou bel!

    Ps:. recomendo escutar lostprophets... se é que você já não conhece, mas escuta mesmo... do tipo primeiro album dos caras até hoje em dia...

    porque mudaram demais a vertente deles do primeiro pro ultimo album...

    ResponderExcluir
  7. desde quando Three Days Grace e Creed são bandas cristãs? o_________________________o

    ResponderExcluir
  8. muito foda esse posts. amei a parte falando sobre o estilo Gótico , com as 3 divas, amo elas. amei mesmo. Parabéns *-*

    ResponderExcluir