Páginas

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Rio de Janeiro: Paz x Bandidos


Olá queridos. Primeiro queria me desculpar pelo tempo sem postar, e sem nem vir aqui avisar. Como pode ser previsto por alguns, semana passada e essa semana foram turbulentas. Vestibular, provas da escola, tudo junto e não me deixam nem respirar direito.

Mas precisei realmente parar um pouco e tomar um fôlego para este post de hoje.
Antes de mais nada, gostaria de colocar aqui alguns trechos de uma canção do Marcelo D2 chamada "Polícia e Ladrão".

"É isso aí D2...o momento é de caos
A população tá bolada.. muito bolada(...)

Existem homens maus, Sem alma e sem coração. Existem homens da lei, Com determinação
Mais o momento é de caos Porque a população Na brincadeira sinistra De polícia e ladrão, Não sabe ao certo quem é Quem é herói ou vilão. Não sabe ao certo quem vai
Quem vem na contramão. É, não sabe ao certo quem é Quem é herói ou vilão. (...)

(...)Mais o X do problema, Tá na corrupção. Um dia, o bicho pegou O coro comeu
Polícia e bandido bateram de frente, E aí meu cumpadre. Aí tu sabe. Aí foi chapa quente, chapa quente...(...)

Bateu de frente, Um bandido e um Sub-tenente lá do batalhão. Foi tiro de lá e de cá
Balas perdidas no ar. Até que o silêncio gritou. Dois corpos no chão, que azar
Feridos na mesma ambulância, Uma dor de matar. Mesmo mantendo a distância Não deu pra calar

Polícia e bandido trocaram farpas. Farpas que pareciam balas. E o bandido falou:
Você levou tanto dinheiro meu, Agora vem querendo me prender.
E eu te avisei você não se escondeu, Deu no que deu E a gente tá aqui.
Pedidindo a Deus pro corpo resistir, Será que ele tá afim de ouvir?
Você tem tanta basuca, Pistola, fuzil, granada, Me diz pra que tu Tem tanta munição?

É que além de vocês, Nóis ainda enfrenta Um outro comando, outra facção
Que só tem alemão sanguinário Um bando de otário Marrento, querendo mandar.
Por isso que eu tô bolado assim. Eu também tô bolado sim
É que o judiciário tá todo comprado E o legislativo tá financiado
E o pobre operário que joga seu voto no lixo. Não sei se por raiva
Ou só por capricho Coloca a culpa de tudo Nos homens do camburão
Eles colocam a culpa de tudo Na população.(...)

Para ouvir e ler toda a música clique aqui.

Bem, tentei colocar o mínimo possível, mas não deu. Acho que a música nos cabe muito bem agora. Realista, parece que há muito tempo ela combina com a nossa realidade.

Desde a semana passada, a cidade do Rio de Janeiro tem sofrido ataques "terroristas" de bandidos que pertenciam ao tráfico e quadrilhas de vários morros cariocas. O método usado por estes criminosos é incendiar veículos no meio das ruas principais da cidade, a qualquer hora do dia, afim de causar pânico e apreensão na população. Porém, o foco destas práticas em real, é intimidar as operações de pacificações feitas nas favelas do Rio à mando do governo estadual.

Com este propósito, pelo menos o pior não foi feito. Estes criminosos ao menos não queimaram pessoas inocentes e trabalhadoras junto destes ônibus, ou invasões em domicílios, sequestros e outras barbaridades. Mas mesmo assim, o clima de tensão toma conta da cidade e não há quem não pense na segurança ao voltar para a casa.

Hoje, dia 25 de novembro, foi iniciada uma operação de invasão das Forças Armadas junto do BOPE e da Polícia Militar, e que contaram com equipamentos de guerra da Marinha no conjunto de favelas da Vila Cruzeiro, que fica no bairro da Penha, Zona Norte do Rio.

A operação começou por volta de 11:00hrs da manhã e pretende continuar por toda a madrugada, até que esteja garantido de que as facções restantes que se uniram aos bandidos da favela invadida sejam presos ou "combatidos" (lê-se mortos) e retirados da comunidade, promovendo assim a instalação de mais uma Unidade Pacificadora. A instalação desta unidade não estava prevista no momento para a Vila Cruzeiro, mas por medidas de urgência, o Estado declarou hoje que após o fim do controle dos bandidos no morro, a unidade será instalada para que estes não retornem mais e assim a comunidade possa ter devida paz. Também foram enviados aos presídios de segurança máxima do Paraná e Rondônia, "grandes nomes" do tráfico carioca que estariam envolvidos nestes ataques e nesta operação contra a polícia.

Os criminosos se encontram em uma situação frustrada. Estão encurralados pela polícia, a população apoia as medidas do governo e suplica por mais segurança. Hoje a Rede Globo cobriu a operação da polícia desde o RJTV da 1° edição até 18:00 hrs, quando parou para exibir a novela "Araguaia". Outras emissoras de tv também a todo tempo divulgavam notícias a respeito do assunto. Palavras como #rio #BOPE #Vila Cruzeiro tomaram conta dos assuntos mais comentados no mundo, no site do Twitter. Grandes jornais internacionais também divulgaram a situação carioca.



Acredito que seja a hora de uma grande mudança no Rio de Janeiro. Para que haja a tão desejada PAZ, é necessário um combate forte contra os poderosos do crime, financiadores do tráfico. A instalação destas unidades pacificadoras garantirá a tranquilidade da comunidade e a impossibilidade de uma nova invasão por parte dos criminosos. Mas só isso não basta. É necessário fiscalizar as fronteiras do país, o contrabando que rola por todo o território. E principalmente, fazer com que as leis do código penal sejam cumpridas de maneira JUSTA, condenando os verdadeiros culpados pelo caos urbano que vivemos hoje: OS CRIMINOSOS.

Aqui estão algumas opiniões diante das operações de hoje:

"Estão destruindo a nossa cidade, sujando a nossa imagem : ( Brasileiro é piada mundo a fora. E as pessoas parecem não se importar" @felipecoasth

"Que triste esta cena, moradores com panos branco na favela. Tanta gente inocente que passa por isso por conta de uma má organização social." @juliacscunha

"Cara, o Estado soube agir. Sérgio Cabral foi surpreendente firme. Beltrame assustadoramente coerente e sereno, sem enfrentar o pavão. A aliança das duas polícias e da marinha foi, além de brilhante, essencial. O serviço de inteligência planejou a melhor estratégia, de fato.
Mas verdade seja dita, o sucesso ainda é distante, e nenhuma guerra acaba em dois dias." Kainã

Até a próxima pessoal, e desta vez com mais paz ;*

Um comentário:

  1. Oie amei o blog !
    Passei aqui pra divulgar o concurso que está tendo no meu e so se increver aquie
    http://things-of-teenager.blogspot.com/2010/11/blogdaveztt.html
    Boa Sorte .
    Beijos .... RM ...

    ResponderExcluir